terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O Ensino da Leitura: o ensino da decifração/desenvolvimento da consciência fonológica

Os sete pilares da decifração

1-O ensino da decifração tem de ocorrer em contexto de leitura. A decifração é a senha que permite ler histórias, poesias, notícias e as crianças devem percebê-la como tal e não como uma sequência repetitiva de fichas e de exercícios mecânicos (Dragan, 2003).

2- O ensino da decifração deve ter por alicerces as experiências e os conhecimentos da criança sobre a linguagem escrita, nomeadamente sobre as funções da escrita e sobre a organização gráfica que rege e organiza a linguagem escrita (Adams, 1994).

3- O ensino da correspondência som/grafema deve ter sempre como alicerces a consciência fonológica, particularmente a consciência fonémica (Thompson & Nicholson, 1999). »

4- O ensino da correspondência som/grafema deve ser explícito, directo e transparente, permitindo ao aluno a prática independente da correspondência aprendida, ou o consequente treino em parceria com os colegas (Caldwell & Leslie, 2005). »

5- O ensino da decifração deve contemplar regular e sistematicamente o reconhecimento de padrões ortográficos frequentes – prefixos, sufixos, sequência consoante/vogal, dígrafos, ditongos, combinação de letras (Paul, 1998).

6- O ensino da decifração deve incrementar a leitura de palavras frequentes para que a criança as reconheça rápida e automaticamente (Caldwell & Leslie, 2005).

7- O ensino da decifração deve estar intimamente associado a práticas de expressão escrita (Neuman, Copple & Bredekamp, 2000).

Sentenças da Bicharada

Apresentação do livro aos alunos “Sentenças da Bicharada” identificando autor, ilustrador e editora.

Leitura, pela professora, de algumas quadras do livro e posteriormente leitura, pelos alunos de outras quadras (individualmente, em pares, em filas, rapazes e raparigas…)

Identificação das rimas através da cor.

Em grupos de três elementos, procurar palavras que rimem com os nomes dos animais e registá-las numa ficha.


Com as novas palavras encontradas escrever novas poesias e registá-las no Blog da turma.

Ainda com as mesmas palavras escritas em cartões, realizar um jogo da glória. Cada jogador retira um cartão, lê a palavra em voz alta, divide-a em sílabas, classifica-a e avança tantas casas como o número de sílabas que cada palavra contém. Ganha o jogador que conseguir chegar ao fim do percurso em primeiro lugar. O tabuleiro para o jogo será feito em cartão com tampinhas de iogurtes, previamente, pelos alunos.

O Balão do Tó Ratão

Leitura da poesia pelos alunos. Conversar sobre o que se ouviu ler.

Lá vai ele, lá vai ele

O balão do Tó Ratão

Ratão, Ratito, Ratola, como uma bola

Ele voa, ele rebola

Vai até à lua

Ele amua

Ai lua, lua

Toca o balão

Não deu o nó

Não deu não.

-Contagem e representação gráfica dos sons de algumas palavras da poesia (dizendo cada som acompanhado de um toque na mesa e colocando o número de marcas gráficas correspondentes, à frente de cada palavra)

-Actividade de Expressão Plástica sobre a história da poesia.

A menina que detestava livros

Construção do livro em tamanho gigante,"A menina que detestava livros", aproximadamente do tamanho das cartolinas, de modo a motivar os alunos e a incentivar o gosto pela leitura e pelos livros.


Exploração da capa: título, autor e ilustrador.

Imaginar desenlaces para a história, com base na imagem e no título.

Leitura do livro por parte da professora

Leitura de frases do livro com batimentos do pé no chão. A cada palavra corresponderá um batimento. A professora exemplifica com uma frase e os alunos repetem. Estes têm, no final, de identificar quantas palavras tem a frase.

Numa segunda fase a professora pede aos alunos que identifiquem, num parágrafo seleccionado, qual a frase que corresponde aos batimentos de pés efectuado.

A professora apresenta uma imagem relacionada com a história lida e coloca-a no quadro. À frente da imagem são colocados rectângulos, em cartolina, que representam as palavras. Os rectângulos são alinhados da esquerda para a direita.


Os alunos tentam “preencher” os rectângulos, apresentando oralmente fases adequadas e com o número correcto de palavras.

Selecciona-se uma das frases sugeridas e a criança escreve as palavras nos rectângulos. Todos lêem a frase, acompanhada com o batimento do pé no chão.

Acrescenta-se um rectângulo à frase. De acordo com a frase poderá colocar-se o rectângulo no meio ou no fim. Explica-se que se vai fazer crescer a frase e que os alunos deverão pensar numa palavra adequada. Após a apresentação das sugestões um aluno escreve no rectângulo a palavra escolhida. Novamente, a frase é lida com batimentos do pé.

Dominó dos sons

Os alunos realizam, em grupos de quatro, um jogo de dominó, onde têm de associar imagens ao número de sons que as constituem.

Exercícios em “Hotpotatoes”

Foram criados exercícios em hotpotatoes de desenvolvimento da consciência fonológica, especificamente a consciência da palavra e da sílaba.

Estes exercícios serão explorados pelos alunos numa sessão de trabalho a realizar posteriormente na sala de computadores da escola C+S, permitindo assim que todos os alunos desenvolvam as competências.

Estes exercícios estão alojados na página pessoal “Cantinho da Teresa”, com o endereço: http://www.cantinhodateresa.net/testesonline/conscienciafonologica_1.htm

Jogo dos sons

Realizaçãp de um jogo: loto de sons familiares. Cada criança tem em sua posse um cartão com três imagens, nas quais irá colocar um feijão, assim que identifique o som (onomatopeia) que lhe corresponde. Quando preencher o cartão, diz; Bingo!

A professora lê a poesia de Luisa Ducla Soares: “O Ratinho Marinheiro”. Após a sua leitura, as crianças do 3º e 4º anos efectuarão uma actividade relacionada com descoberta de rimas , mas dentro do contexto da história.



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