sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA LEXICAL

Uma exposição repetida a palavras novas constitui uma fonte importante de desenvolvimento lexical”.
( Baumann et al, 2003)

“Capitais lexicais reduzidos, particularmente nas crianças dos meios mais desfavorecidos, são um factor determinante do insucesso escolar”
(Biemiller, 2004)

Aprendizagem da canção gestual “ O leão”

Pedir aos alunos para sugerirem outras frases que se possam adicionar à canção.

Tinha cara de leão, leão, leão
Mas não era um leão, leão, leão
O que era então? Não digo não! (bis)

Tinha patas de leão, leão, leão
Mas não era um leão, leão, leão
O que era então? Não digo não! (bis)

Tinha dentes de leão, leão, leão
Mas não era um leão, leão, leão
O que era então? Não digo não! (bis)

Tinha-------de leão, leão, leão
Mas não era um leão, leão, leão
O que era então? Não digo não! (bis)

Tinha--------de leão, leão, leão
Mas não era um leão, leão, leão
O que era então? Não digo não! (bis)

Tinha--------de leão, leão, leão
Mas não era um leão, leão, leão
O que era então? Não digo não! (bis)

Tinha--------de leão, leão, leão
Mas não era um leão, leão, leão
O que era então?

Era a mulher do leão!

◦ Indicação de palavras que rimem com “leão”-explicitar qual o bocadinho igual em todas essas palavras – a sílaba.
▫ Aprendizagem de uma lengalenga de palavras terminadas em “ão”

Rei capitão
Soldado ladrão
Menina bonita do meu coração

Ina, ina, não
Ficas tu e eu não

Tão balalão
Cabeça de cão
Orelhas de gato
Não tem coração.

O leão e o canguru
-Leitura do livro pela professora, apoiada pelas imagens que iam sendo fixadas no quadro.
-Reconto oral da história.
-Realização de uma ficha com palavras da história, onde as crianças teriam que pintar o número de sílabas de cada palavra e palavras com a mesma terminação.
-Pintura das ilustrações do livro a preto e branco, para posterior realização de pequenos livros individuais.

Criar uma Mapa Semântico para a palavra Inverno.
-
Para esta actividade os alunos sentam-se no chão, em forma de U. É colocado no centro um papel de cenário de grandes dimensões. Esse papel tem um desenho alusivo ao Inverno, no centro, e perguntas que servirão de apoio à descoberta de palavras. Os alunos sugerem palavras que respondam às questões colocadas e escrevem com marcadores no papel de cenário.
Os alunos possuem uma folha A4 igual ao cartaz e, ao mesmo tempo que as palavras são registadas no cartaz, os alunos também as registam na sua folha.


Criar uma Mapa Semântico para a palavra azeite
Foi realizada uma visita de estudo ao lagar da localidade. No dia seguinte teve lugar um diálogo sobre a oliveira e o seu fruto. Foi então distribuído aos alunos um mapa semântico sobre “ O AZEITE “. O mapa foi sendo preenchido no quadro e individualmente por cada aluno.Posteriormente elaborou-se uma composição colectiva sobre o mesmo tema.
"O planeta de Cristal”
Júlio Isidro

-Leitura feita pelo professor

-Reconto oral.
-Em grupo, recolha de palavras do livro com rimas (cometas, planetas, pião, não, são, dão, balão, avião, foguetão, indecisão, imaginação, Julião, especial, espacial, brilhante, radiante, girar, tocar, trabalhar, respirar, sonhar, rodar, rolar, rodopiar, pensar, esquisito, infinito, lunáticos, simpáticos, marciano, venusiano)
Escrita de antónimos de palavras da história.
Escrita de palavras terminadas em ante como radiante.

-Criação de quadras onde entram algumas das palavras da história que rimam.


-Jogo do sabe tudo. Podem jogar várias equipas Cada equipa diz palavras relacionadas com o tema “universo”.Ganha a equipa que conseguir dizer mais palavras sobre o tema.(As palavras serão escritas num papel e posteriormente no quadro)

-Se eu fosse um habitante do planeta de cristal….
Como seria?
Onde viveria?
O que comeria?
O que faria no meu dia-a-dia?

A Menina gotinha de água
-Apresentação de uma história em PowerPoint intitulada “Menina gotinha de água”.
-Exploração oral da mesma seguida da elaboração, colectiva, do mapa semântico sobre a Água. Será dada aos alunos uma pequena ficha de trabalho de completamento de texto .
----------------------------------------------
Escreve nos espaços em branco as palavras adequadas de forma a completar a história:

Chuva impermeáveis mar montanha nascente neve plantas rio Sol subir terra vapor-de-água vento

Era uma vez uma Gotinha de Água pequenina e transparente. Juntamente com outras Salpico, formava a água de um lago.
Um dia, o Sol brilhante aqueceu a água do lago. As Salpico separaram-se, subiram e formaram o ___________________. Já não se viam as Salpico.
No céu, a Gotinha juntou-se a muitas outras e formaram as nuvens. O _____________ empurrou as nuvens e a Gotinha viajou por muitas terras.
Quando a nuvem ficou mais pesada e encontrou ar mais frio, algumas Salpico caíram em forma de _____________. Ao passar pela ____________, o ar era muito, muito frio e a Gotinha juntou-se a outras e formaram água sólida. Caíram na terra em forma de _____________.
O calor do ____________ derreteu a neve e as Salpico voltaram a ser água líquida. Parte da água introduziu-se na terra e alimentou as _____________. Outra parte infiltrou-se no solo. Quando encontrou as rochas _________________ formou um lençol de água. A Gotinha, com outras companheiras, correu debaixo da _____________ e formou uma _______________.
A Gotinha de água foi ter ao ___________ onde conheceu os peixes. O curso de água ou rio levou a Gotinha até ao __________. Agora a Gotinha faz parte do mar. Vive numa onda à espera que o Sol a aqueça para de novo poder ___________ e começar uma nova viagem.

Sem comentários: