segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Actividades nas salas de aula- A utilização das TIC como recurso de aprendizagem da Língua

O site História do Dia foi o mais utilizado como recurso de aprendizagem.
Foram exploradas de diferentes maneiras, nas várias salas, as histórias "Carloto, o Adivinho", "O automóvel cansado", "A família dos is", "Fenómenos de capoeira"e "A galinha ruiva"

Actividades desenvolvidas:
Diálogo sobre as história.
Reconto da história.
Dramatização.
Banda desenhada.

Interpretação oral da história através de apresentação em powerpoint.
Acróstico resumindo a história.
Realização de exercícios, criados em "hotpotatoes"
Escrita de textos no word ou no blogue da turma.

Também o site da Escola Virtual foi utilizado em duas turmas. Fez-se a exploração da história "Os amigos do bosque" numa turma do 1º ano e "Uma história de encantar" numa turma do 3º ano.

As apresentações de histórias em powerpoint foram também utilizadas - "A história da carochinha"e "Os três porquinhos" .

Outros histórias como "A aventura da castanha e do medronho" e "O galo e a raposa"foram exploradas de diferentes maneiras.

Página de livro elaborado pelas crianças de uma das escolas, em trabalho de grupo, depois de ter sido explorada a história.

Planificação da aula de uma das turmas:

1º Momento:

Leitura da história, no sítio da “história do dia”, por parte da professora.

http://www.historiadodia.pt/pt/historias/01/27/historia.aspx

Visualização numa tela, através do projector.

  • Reconto oral por parte de alguns alunos.
  • Leitura silenciosa/compreensiva do texto da história (o mesmo que foi lido, no sítio da “história do dia”. É distribuído a cada criança uma folha com o texto.
  • Interpretação oral da história através de uma apresentação em Porwerpoint. Em cada slide é apresentada uma questão relacionada com a história e várias respostas. Os alunos, em folha própria, escrevem num círculo a resposta certa.
Primeiros seis slides da apresentação.

  • Realização de exercícios, criados em “hotpotatoes”, de desenvolvimento da consciência fonológica. (a pares)
  • Em simultâneo, os alunos que não estão no computador, realizam um texto escrito (reconto da história), com o apoio de imagens.

2.º Momento: (a realizar em aula posterior)

  • Escrita do melhor resumo no blogue da turma: http://turmaesquiloscomestilo.blogspot.com
  • Realização de um desenho ilustrativo, no “Paint” (a realizar numa sessão posterior, na sala de computadores da escola EB2/3). Inserção do melhor desenho no blogue da turma.


Sem comentários: