segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Desenvolvimento da linguagem oral "O cuquedo"

DESENVOLVIMENTO DA ACTIVIDADE:
Audição incompleta da história “O cuquedo”, sem ouvir o final.
Divisão da turma em grupos de três alunos. Apresentação do guião da história em powerpoint.
Os alunos vão escolhendo, em pequeno grupo, as hipóteses que aparecem no PPT. (Quem é o cuquedo, aspecto geral,…)e vão apontando numa folha as hipóteses escolhidas:
No final, os elementos de cada grupo, à vez, irão descrever oralmente o seu “cuquedo” .
Seguidamente os vários grupos irão desenhar os “cuquedos” que surgiram, descritos oralmente.
Por fim seguir-se-á a audição do final da história, em que finalmente visualizarão o aspecto do cuquedo e o irão comparar com os desenhos que fizeram.
Posteriormente, no quadro, far-se-á um mapa semântico sobre o medo, o tema central do livro. Os alunos, simultaneamente, irão preenchendo o seu mapa semântico, alargando assim o seu léxico.
Mapa semântico já preenchido:

Sem comentários: